domingo, 11 de setembro de 2011

Ontem, ao mandar o blog para uma amiga, começamos a dialogar sobre religião.  Daí resolvi escrever este post.

     Tudo começou com o post abaixo rs, e acho o argumento dela completamente válido e correto.  "Não é certo generalizar todas as religiões por causa de uma só sendo que você não conhece do que elas falam".  E eu concordo.  Na verdade, minha crítica é focada mais na Igreja, como instituição política e social.  Acho que a Igreja desde sempre influi na política quando sua ideia é de propagar uma crença.  Mesmo que não haja mais aquela participação tão direta quanto a de antigamente, a Igreja ainda participa da política, afinal, temos partidos que ganham votos só por "serem cristãos".  Além disso, a Igreja como instituição social, ainda tem bastante influência.  Eu li uma vez que antigamente, a Bíblia era usada como argumento para a classificação de negros como inferiores, assim como hoje é utilizada como argumentação contra homossexuais.  Não sei se é verdade, mas o que eu acredito, é que a partir do momento que a Bíblia foi escrita pelo homem, ela pode ser alterada de acordo com seus interesses.
     Minha crítica não é contra fé, religião, crença, mas contra a Igreja que usa disso para tentar manipular as pessoas.  Sou a favor de crenças mais individuais, sem estar presa a tantos "rituais" ou "regras".  No que eu acredito? Acredito basicamente em destino.  Mas não como algo sobrenatural, mas como algo da natureza.  Tipo, os índios não entendiam como aconteciam raios, chuvas e daí atribuiam forças sobrenaturais, deuses, a eles.  Acredito que destino seja igualmente uma ordem natural das coisas, não algo sobrenatural, mas simplesmente natural.  E do mesmo jeito que hoje existem aparelhos que preveem possibilidades de chuva, eu acredito na astrologia como um instrumento de previsão.  Não digo que possamos prever o futuro através da astrologia, mas acontecimentos simples, e que mesmo assim podem falhar ou tardar, assim como previsões do tempo.  Acredito também em espíritos, mas não sei explicar muito bem.  Simplesmente acredito, talvez porque minha mãe lia muitos livros espíritas e me contava as histórias, daí eu me facinei um pouco.  Quanto à isso, basicamente acredito num plano espiritual paralelo ao nosso.  Não sei como é, se são caminhos que, apesar de paralelos, caminham juntos ou não.  Simplesmente acredito.  Bom, acho que é isso.  ȼ

Nenhum comentário:

Postar um comentário